top of page

Terapia em Análise Bioenergética

  • sitelibertas
  • 17 de jun. de 2015
  • 5 min de leitura

terapia-analise-bioenergetica-300x187.jpg

Análise Bioenergética

O eixo da Análise Bioenergética provém dos conceitos de saúde vibrante, grounding, respiração, carga e descarga de energia, movimento livre e espontâneo. Compreende a personalidade, a qualidade dos relacionamentos, os processos de pensamento e a sexualidade, em função dos processos energéticos. A abordagem tem como ponto de partida o trabalho corporal, buscando a integração entre corpo, mente e espírito.

A Análise Bioenergética foi criada a partir do trabalho de Wilhelm Reich. Reich foi um psicanalista, aluno de Freud, que depois desenvolveu os princípios da terapia corporal, desde a década de 1930. Ele começou a trabalhar directamente com o corpo, com uma técnica que visava especificamente aprofundar e libertar a respiração, como forma de melhorar e intensificar a experiência emocional. Mais tarde, Alexander Lowen e John Pierrakos, alunos de Reich, ampliaram esse método transformando-o no que se conhece hoje como Análise Bioenergética. Juntos começaram a explorar possibilidades diferentes de trabalhos envolvendo o corpo no processo terapêutico. Buscando libertar as tensões, criaram as posturas em pé para promover vibrações, e desta descoberta nasceu o conceito de grounding.

Depois de algumas experiências, trabalhando consigo próprios e com pacientes, eles perceberam que era possível utilizar em conjunto o grounding, a respiração e as vibrações involuntárias, associadas ao som e aos toques sobre a musculatura tensa, para promover a ligação energética e emocional entre sentimentos do coração, sentimentos sexuais e consciência. Partiam dos movimentos voluntários para despertar os involuntários e assim desencadear os sentimentos inconscientes enraizados na memória corporal.

A análise bioenergética foi desenvolvida, primeiramente, como um método para tratamento dos sintomas neuróticos (depressão-ansiedade) e para pessoas com problemas sexuais e de relacionamentos. O acesso à experiência corporal é de grande valia no tratamento de personalidades com disfunções pré-genitais (como organizações borderline e estruturas narcísicas) e também nas doenças psicossomáticas. Mas mesmo pessoas sem nenhuma queixa clínica poderão obter, com a análise bioenergética, uma maneira satisfatória para resolver momentos de crise pessoal, aprofundar o autoconhecimento ou libertar sua vivência em direcção à alegria e à criatividade.

Os padrões corporais cronicamente rígidos, juntamente com as representações mentais, crenças e valores que sustentam esses padrões, constituem a estrutura de carácter, que influencia a autopercepção física, a auto-estima, a auto-imagem e o intercâmbio com o ambiente. O terapeuta bioenergético possui uma segunda linguagem, com o uso da terapia corporal, com a qual se pode comunicar com o seu cliente. Esta segunda linguagem possibilita reviver as relações primárias do cliente e alcançar mais facilmente um nível mais profundo de experiência do que aquele obtido com a abordagem puramente verbal.

Corpo-mente-espírito O indivíduo é visto como uma unidade psicossomática. O que afecta a mente alerta o corpo, e o que afecta o corpo afecta a mente. As defesas psicológicas usadas para lidar com a dor e o stress, tais como racionalizações, negação e supressões também estão ancoradas no corpo. E aparecem como padrões musculares que inibem a expressão. Esses padrões tornam-se inconscientes e passam a fazer parte da própria identidade da pessoa, impedindo que ela consiga modificar-se, mesmo que entenda a natureza do problema. Por isso, baseamo-nos na leitura corporal, ouvimos a história que a pessoa conhece e consegue contar e também deduzimos a história que ainda não conhece, a partir daquilo que o corpo mostra. A leitura corporal baseia-se na observação da energia, intensidade, fluxo ou bloqueios (vitalidade), capacidade de conter energia (autocontrole), centramento (autoconhecimento) e grounding (contacto com a realidade interna, emocional, e a realidade externa, o mundo).

Os processos energéticos do corpo estão relacionados ao estado de vitalidade do organismo. “De-pressão” = falta de pressão interna ou de circulação da energia, que fica estagnada e pesa. O decréscimo de energia restringe a motilidade, capacidade para acção espontânea e natural, com graça e emoção. A compensação do organismo encouraçado é o movimento mecânico, programado, sem sentimento. É um padrão de comportamento limitador, geralmente criado na infância para garantir a sobrevivência.

Pensamentos e sentimentos são condicionados por factores energéticos – carga, descarga, pulsação, intensidade, grounding, centramento. Se a energia é retida, ela se transforma e gera pensamentos, sentimentos e actos literalmente distorcidos. De alguma forma, esta distorção fica também visível no corpo. Por exemplo, os músculos peitorais que participam da respiração, também têm a função de buscar algo que queremos e de manter longe aquilo que não queremos (impondo limites). Estes músculos participam também na torção do braço. Quando os peitorais estão contidos cronicamente, ombros e braços ficam limitados, limitando também a respiração. Um peito cronicamente contraído conta uma história de abandono e isolamento, mas também cria condições para novos abandonos e perdas na vida actual.

As pessoas que passam pelo processo da bioenergética trazem um efeito positivo para a sua energia, humor e trabalho, que acontece por meio de:

1. Aprofundamento da respiração;

2. Aumento do sentimento de vitalidade;

3. Grounding de pernas, corpo, olhos, com melhor percepção da realidade;

4. Aumento da autoconsciência;

5. Ampliação da autoexpressão e do autocontrole.

O objectivo da terapia é uma pessoa cheia de vida, capaz de vivenciar e expressar, adequadamente, prazeres e dores, alegrias e tristezas, raiva, amor e sexualidade. O prazer de estar plenamente vivo fundamenta-se no estado vibratório do sistema, sendo percebido na expansão / contracção pulsátil do organismo, inclusive no sistema vegetativo – respiratório, circulatório e digestivo. A atitude vibratória é responsável por acções espontâneas, liberação emocional e funcionamento interno harmonioso.

A Bioenergética é uma técnica terapêutica que ajuda a pessoa a reencontrar-se com o seu corpo e tirar o máximo de proveito dele, em termos de prazer e vida, mobilizando emoções como medo, tristeza, raiva. Estar em grounding, na Bioenergética, é está enraizada, andar com os próprios pés, apropriar-se de suas histórias.

Na medida em que aumentamos a energia no corpo, ampliando nossa respiração, mobilizamos factos, imagens, recordações, que trazem um registro corporal , um significado, uma couraça muscular. Na terapia Bioenergética, o cliente irá repaginar sua vida criando um novo registro corporal que lhe trará mais liberdade e alegria de viver.

“Respirar, respirar, respirar. Se você não respirar você adoece e se adoecer morre. Praticar os exercícios da Bioenergética, diariamente e naturalmente, nos fará vibrar e conectar com a energia de vida. Observem a natureza, as raízes das árvores (vejam: quanto mais raízes elas têm mais fortes serão” . Assim, são as pessoas onde, naturalmente, precisam respirar e sentir seus pés no chão lhe dando suporte para andar com as suas próprias pernas, fortalecidos enfrentarão os obstáculos que lhes chegam)”.

O psicoterapeuta que trabalha na linha da Bioenergética verá junto com o cliente o que está por trás dessa linguagem corporal trabalhando as couraças musculares, o que está a incomodar procurando fazer um link com a história individual do cliente. Precisamos entender as nossas faltas e vivenciarmos sentimentos que por um motivo ou outro ficamos impossibilitados de expressá-los. Desta forma, acreditamos que estarmos a construir o mosaico das nossas próprias vidas.

Exercício

As escolas de artes marciais orientais, há milénios desenvolvem a postura dos pés cravados no chão com os joelhos flexionados, como forma de fortalecimento interno do ser individual. Eles chamam de a postura da árvore. Pedem para imaginar um carvalho. Flexionam-se os joelhos e a pessoa fica com os braços estendidos como se estivesse realmente abraçando a árvore. Daí a pouco, pelo stress muscular das pernas, estas começam a vibrar. E a vibração distribui a energia vital, anteriormente aprisionada na cabeça, sua sede, dentro de uma sociedade racional e intelectual, pelo corpo todo. Esta energia vital circulando conduz a vitalidade e a energia por todo o organismo.

Ler mais: http://www.psicologia-corporal.com/news/terapia-bioenergetica/


Comments


Destaques
Postagens
Arquivos
Tags
Redes Sociais
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Libertas Casa Amarela Rua Rodrigues Sete, 158, Tamarineira, Recife, PE, CEP 52051-230, Brasil

  • Libertas Apipucos Rua Antônio Batista de Souza, 245, Apipucos, Recife, PE, CEP 52071-370, Brasil

Fones: (81) 3268 3596 / (81) 3268 3311 / (81) 3441 7462 / (81) 99721-2021

E-mail: libertas@libertas.com.br

Copyright © 2014 Libertas - Todos os direitos reservados

bottom of page