Massagem Biodinâmica: uma aliada para suas emoções
- sitelibertas
- 17 de jun. de 2015
- 3 min de leitura

Você já ouviu falar no termo “Massagem Biodinâmica”? Imagino que ainda são poucas pessoas que conhecem este termo.
Quando ouvimos falar em massagem logo nos remetemos àquelas maravilhosas massagens relaxantes… ou às massagens modeladoras, famosas no ramo da estética e beleza. Mas você já pensou que pode existir uma massagem eficiente também para as suas emoções e sentimentos? Pois bem, este é o propósito da Massagem Biodinâmica!
Conheci este conceito de massagem no ano de 2012, nos meses que se antecederam ao meu casamento que seria em dezembro. Esse período foi extremamente turbulento na minha vida, muitas mudanças ao mesmo tempo, questões familiares em pleno vapor e uma sensação de que eu iria literalmente explodir a qualquer momento. Em resumo, eu precisava de ajuda.
Foi quando conversando com a queridíssima Sandra Abreu, minha instrutora de pilates, ela me apresentou o conceito e propôs as sessões, as quais ela era habilitada a conduzir. Decidi aceitar, pois pior que estava não poderia ficar.
Bom, não preciso falar que foi o que de melhor poderia ter acontecido comigo naquele momento! As sessões foram capazes de traduzir os meus problemas, meus anseios e até os meus sonhos recorrentes. Me ajudou a administrar os problemas pelos os quais eu estava enfrentando naquele momento e até hoje sempre que preciso eu recorro à esta massagem!
Como tudo que é bom deve ser dividido e compartilhado, segue abaixo uma mini-entrevista com a profissional Sandra Abreu, que explica mais detalhadamente sobre esse tipo de massagem:
Mulheres de Trinta – O que é especificamente a Massagem Biodinâmica e qual a diferença em relação a uma massagem tradicional?
Sandra Abreu – Como dizia Gerda Boyesen, a criadora da Psicologia Biodinâmica: “A massagem biodinâmica é uma maneira de ajudar o organismo a se ajudar.” Ela é diferente da massagem habitual que as pessoas conhecem pois está mais vinculada às questões psicológicas. É uma técnica suave e integradora com uma visão holística do ser humano. A massagem biodinâmica é útil, principalmente, como recurso de autoconhecimento.
Mulheres de Trinta – Qual é o objetivo desse tipo de tratamento?
Sandra Abreu – Além da busca do autoconhecimento, um tratamento nesta abordagem pode proporcionar ao paciente relaxamento, harmonização e tranqüilidade, bem como pode ajudar a aliviar sintomas psicossomáticos como taquicardia, enxaqueca, insônia, dores musculares agudas ou crônicas, entre outros. É também útil para tratar estados de irritabilidade e insatisfação. Pessoas deprimidas, desvitalizadas e sem ânimo podem se beneficiar dela. Quadros de fadiga crônica e fibromialgia também têm mostrado melhora com este tipo de tratamento.
Mulheres de Trinta – Quais são os benefícios esperados com as sessões e como são feitas as abordagens pelo profissional?
Sandra Abreu – A base do trabalho em Biodinâmica é o princípio de que todas as nossas vivências estão registradas no corpo. Emoções reprimidas “congelam” no organismo em forma de tensões crônicas e bloqueios podendo provocar sintomas como dores de cabeça, insônias, ansiedade, depressão, etc. Através do toque e da possibilidade de diálogo, o profissional procurar libertar a tensão física e emocional, desbloquear a respiração e restabelecer o fluxo energético do corpo. O convite ao paciente é para que se forme uma equipe de trabalho no sentido de procurar concretizar o objetivo que o trouxe à sessão. Através das várias técnicas de massagem, o terapeuta procura desembaraçar a história inscrita nos músculos, nas vísceras ou nos tecidos do corpo do paciente, a fim de trabalhar essas emoções encobertas, para que assim ele possa alcançar um novo equilíbrio dinâmico. Também são utilizadas técnicas de imaginação ativa, imaginação dirigida e interpretação de sonhos.

Mulheres de Trinta – Existe uma relação direta da Massagem Biodinâmica com a Psicologia tradicional?
Sandra Abreu – Não. A massagem biodinâmica, assim como a análise biodinâmica, são técnicas derivadas da psicoterapia corporal. A Psicologia tradicional não se utiliza de técnicas corporais em suas várias abordagens.
Mulheres de Trinta – Existe um momento da vida mais adequado para se iniciar esse tipo de massagem?
Sandra Abreu – O momento mais adequado para se iniciar um tratamento com massagem biodinâmica, bem como qualquer outro tipo de tratamento que vise um crescimento emocional, é aquele em que o próprio indivíduo se sente disposto a isso.
Mulheres de Trinta – Qual a frequência recomendada para que o tratamento seja mais eficaz?
Sandra Abreu – Normalmente a indicação é de uma sessão semanal. Uma sessão dura geralmente 50 / 60 minutos e inclui diálogo e massagem e a relação é estritamente terapêutica.
E ai meninas, ficaram claros todos os pontos da Massagem Biodinâmica? Deu até vontade de fazer, não é mesmo? Caso alguma de vocês se interessem e queiram conhecer a Sandra, vou deixar logo abaixo o contato dela (ela é uma querida, tenho certeza que vocês irão se sentir super à vontade!)
Sandra Abreu
Espaço Equilíbrio – Estúdio de Pilates e Massagem Biodinâmica
Tel. (12) 9 9200-9557
Caso tenham mais dúvidas à respeito, estou à disposição!
Beijos!
Fonte: http://mulheresdetrinta.com.br/massagem-biodinamica-uma-aliada-para-suas-emocoes/
Posts recentes
Ver tudoMédica pediatra e psicanalista francesa. que se dedica à psicanálise infantil, reconhecida por sua prática específica nesta área, mas...
Comments